Pular para o conteúdo principal

o que a gente não entende quando criança


essa semana

após organizar lápis e algumas canetas

memoro minha mãe montando meus materiais

o cheiro da mochila sempre foi

o que eu mais gostei


junto disso

meus dedos

vermelhos

doíam como nunca antes afinal

apontar lápis é assim tão doloroso? decifrei

o choro da minha mãe


Isali - 29 de janeiro de 2021

Comentários

  1. Muita emoção ler isso quando passei meses encapando livros, colando etiquetas, apagando os livros que comprei usados e, também, apontando os lápis do ano passado para o uso desse ano.
    Meus dedos e mãos se cansaram da função que eu fazia como uma formiga que se coloca no ofício dos dias, sonhando com o que cada lápis trará de registro da criatividade que a escola as vezes mais mata que acende. A vida de um filho, de dois, de uma mãe na solidão de suas lágrimas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma conversa sobre Tradição

  à Débora Rocha, amiga querida e professora admirável Em mais um outro dia, em conversa com uma de minhas amigas, um assunto que sempre surge é o ofício de ser professor. Para além de sê-lo, há ainda a diferença apontada por Norma Telles no artigo dela “ Autor+a ”, no livro organizado por José Luis Jobim, o Palavras da Crítica de 1992. Ora, o que tem a ver um livro que trata das “Tendências e Conceitos no Estudo da Literatura” com o ofício de ser professor+a? Espero e desejo que, diferentemente das cabeças maquinárias programadas para pensar e escrever um texto dissertativo argumentativo modelo Enem, eu consiga fugir desse padrão. Entendam: é muito, muito, muito (mas muito mesmo) difícil fugir de uma fórmula para executar qualquer tipo de atividade. A redação de qualquer tipo textual não foge à regra. Talvez o exemplo mais fácil para ilustrar o que eu digo seja uma metáfora besta, que há muitos anos, serpenteia os caminhos do conhecimento que tento, todos os dias, vincar para...